sexta-feira, agosto 22, 2008

RESULTADO DA AÇÃO HUMANA NO MEIO AMBIENTE 2

 


WWW.G1.COM.BR
O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

21/08/2008 - 22h31 - Atualizado em 21/08/2008 - 22h41

Filhote de baleia é sacrificado na Austrália
Animal ficou conhecido por ter tentado 'mamar' em veleiro.

Segundo veterinários, condições de saúde haviam piorado.

Técnicos australianos sacrificaram, na manhã desta sexta-feira (22, horário local), o filhote de baleia que se perdeu da mãe e a confundiu com um veleiro ancorado na costa de Sydney.

A decisão havia sido tomada na quinta (21), depois que veterinários e cientistas examinaram a baleia e determinaram que suas condições haviam piorado. Contudo, quando o plano ia ser posto em prática, os técnicos tiveram dificuldades para encontrar 'Colin' -- como foi apelidado o filhote na mídia australiana. A história ganhou grande
destaque desde que o animal foi encontrado, no domingo (17), tentando 'mamar' em um veleiro.

No início da manhã de sexta, a baleia foi localizada e os veterinários conseguiram sedar o animal antes que ele recebesse uma dose fatal de drogas.

"Nós temos uma baleia cujas condições se deterioraram rapidamente nas últimas 24 horas, que está sofrendo, e tivemos de tomar a difícil decisão de sacrificá-la", disse Sally Barnes, do Departamento de Meio Ambiente e Mudança Climática de New South Wales. "É uma decisão muito delicada".

Sally disse que os técnicos locais buscaram opiniões de outras autoridades australianas e mesmo de outros países sobre como lidar com a baleia perdida, mas as condições de saúde do animal pioraram a ponto de não haver mais tratamento.

Alguns australianos acusaram as autoridades de meio ambiente de não terem feito o suficiente pelo filhote e de não tentarem alimentá-lo.

Tentativas anteriores de levar a baleia para o alto mar não funcionaram -- o filhote preferia continuar a acompanhar as embarcações.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL732677-5603,00.html
Posted by Picasa

Nenhum comentário: