quinta-feira, dezembro 07, 2006

Cronologia da Consciência Ecológica (Século XX:1961-1980)

Cronologia da Consciência Ecológica (Século XX:1961-1980)

Segundo alguns autores, o ano de 1960 marca o início de uma ruptura com o passado - a Pós-Modernidade.
A pós-modernidade se caracteriza pela descoberta de que existem incertezas no processo de conhecimento, onde as explicações científicas são parciais, não havendo uma versão única de progresso.
É um processo de reestruturação política, econômica e cultural.

1961

O presidente Jânio Quadros envia à Câmara dos Deputados um projeto de Lei declarando o pau-brasil "árvore símbolo do Brasil", e o ipê como "flor símbolo nacional".


1962

A jornalista Rachel Carson lança o livro “Silent Spring” (Primavera Silenciosa), que se torna um clássico na história do movimento ambientalista, desencadeando uma grande inquietação internacional sobre a perda de qualidade de vida.


1965

Albert Schweitzer (1875-1965) tornou popular a ética ambiental. É agraciado com o prêmio Nobel da Paz.

O movimento em "reverência por tudo vivo" delineia-se por todo o mundo.

1966

Em dezembro, a Assembléia Geral da ONU estabelece o Pacto Internacional sobre os Direitos Humanos.

1968

Em abril, um grupo de 30 especialistas de várias áreas (economistas, industriais, pedagogos, humanistas), liderados pelo industrial Arildo Peccei, passa a se reunir em Roma para discutir a crise atual e futura da humanidade, formando o Clube de Roma.

Em maio, estudantes protestam nas ruas de Paris, França.


1969

Na BBC de Londres, no “Reith Lectures”, apresentado por Sir Frank Fraser Darling (ecologista), o meio ambiente torna-se tópico debatido em shows, pronunciado por estrelas famosas do mundo artístico.

Nos Estados Unidos, Paul Ehrlich populariza o termo «Ecologia» como a palavra-chave nos debates sobre o meio ambiente.

A ONU e a União Internacional pela Preservação da Natureza definem o termo "preservação" como "o uso do meio ambiente a fim de alcançar a mais elevada qualidade de vida para a humanidade". O termo havia sido usado inicialmente para designar os "guardiões" das leis promulgadas na Idade Média para proteger o Rio Tâmisa, Londres(1720).

O homem pousa na Lua.

1970

Inicia-se o Projeto Carajás com a construção de 900 km de ferrovia na Região Amazônica, porém, ocorrem problemas ambientais.


1971

Cria-se a associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural AGAPAN.

Os países desenvolvidos, na Assembléia Geral da Nações Unidas, propõem que os recursos naturais do planeta sejam colocados sob a administração de um fundo mundial, o World Trust.

Apoiado por muitos políticos e cientistas, sai na Grã-Bretanha a publicação “A Blueprint for Survival” (Um programa de ação para a sobrevivência da Terra) documento holístico que propõe medidas para se obter um meio ambiente ecologicamente saudável.

O prefixo “eco” é introduzido na língua inglesa para compor novas expressões (ecoforming, ecobourse).

1972

De 5 a 16 de junho, na Suécia, representantes de 113 países participam da Conferência de Estocolmo/Conferencia da ONU sobre o Meio Ambiente Humano, atendendo à necessidade de estabelecer uma visão global e princípios comuns que servissem de inspiração e orientação à humanidade para a preservação e melhoria do ambiente humano.

A Conferência gera a Declaração sobre o Ambiente Humano, dando orientação aos governos. Além disso, estabeleceu o Plano de Ação Mundial e, em particular, recomenda que deveria ser estabelecido um programa internacional de Educação Ambiental com vistas a educar o cidadão comum, como primeiro passo que ele deve tomar para manejar e controlar seu meio ambiente.

A recomendação n.º 96 da Conferência reconhece o desenvolvimento da Educação ambiental como elemento crítico para combate à crise ambiental do mundo.

A primeira avaliação de impacto ambiental foi feita no Brasil para os grandes empreendimentos, financiada pelo Banco Mundial.

A construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, Bahia, é feita sob estudos dos impactos ambientais.

Sob a orientação de prof. Vasconcelos Sobrinho, é iniciada, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Campanha Nacional para a Re-incorporação do Pau-Brasil ao nosso patrimônio ambiental.

Considerado extinto em 1920, graças a essa iniciativa, a espécie, foi largamente re-introduzida com a farta distribuição de mudas em todo o país.


1973

Em 30 de outubro, com o Decreto 73.030 da Presidência da República, é criada no âmbito do Ministério do Interior, a Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA, primeiro organismo brasileiro, de ação nacional para a gestão integrada do meio ambiente.

O Prof. Paulo Nogueira Neto foi o titular da SEMA de 1974 a 1986, e deixou as bases das leis ambientais e estruturas que continuam, muitas delas, até hoje.

Estabelece o programa das estações ecológicas (pesquisa e preservação), a despeito da SEMA ter sido originariamente concebida como uma agência de controle de poluição.

Sua atuação leva-o a participar e dirigir muitas delegações oficiais brasileiras em encontros internacionais: recebe o prêmio Paul Getty, a mais alta honra mundial no campo da conservação da natureza; integra a Comissão Brundtland (Nosso Futuro Comum).

É considerado o mentor do movimento ambientalista brasileiro.

1974

Realiza-se em Haia, Holanda, o primeiro Congresso Internacional de Ecologia.É feito o primeiro alerta por organismos internacionais sobre a possibilidade da redução da camada de ozônio pelo uso dos CFCs.

1975

Criado pela UNESCO e PNUMA o Programa Internacional de Educação Ambiental - PIEA.

1976

Realiza-se de 1º a 9 de março, em Chosica, Peru, a Reunião Sub-Regional de Educação Ambiental para o ensino secundário.

Fica estabelecido, que a questão ambiental na América Latina está ligada às necessidades elementares de sobrevivência do homem e aos direitos humanos.


1977

Criação de cursos voltados à área ambiental em várias universidades brasileiras.

De 14 a 26 de outubro, em Tbilisi,Geórgia (ex-URSS), realiza-se a primeira conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, organizada pela UNESCO, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente(PNUMA). Foi um prolongamento da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo, 1972).

A Conferência de Tibilisi é o ponto culminante da primeira fase do Programa Internacional de Educação Ambiental, iniciando em 1975 pela UNESCO/PNUMA com atividades na África, Estados Árabes, Ásia, Europa e América Latina.

A Conferência constitui-se como ponto de partida de um Programa Internacional de Educação Ambiental, suas características e estratégias nos planos nacional e internacional.

É considerado um evento decisivo para os rumos da Educação Ambiental em todo o mundo.

1978

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul desenvolveu o Projeto Natureza (1978-1985).

Nos cursos de Engenharia Sanitária, inserem-se as matérias Saneamento Básico e Saneamento Ambiental.

1980

O historiador americano Lynn White Jr. propõe ao Papa que São Francisco seja reconhecido como o santo padroeiro da Ecologia. A sugestão é acolhida.

É interessante observar que Lynn White Jr. havia descrito o Cristianismo como a forma mais antropocêntrica da religião que o homem já vira.

A Agência Americana de Proteção Ambiental (EPA) estima que 70 mil produtos químicos estavam sendo manufaturados só nos Estados Unidos, com cerca de mil novos produtos acrescentado a cada ano.

Fontes:

Amigos da Natureza: http://amigosdanatureza.net/especiais/linha_02.htm Acesso em 05.dez.2006.

SENAC. Natureza e sociedade na linha do tempo. Bloco temático I. E-book do Curso de Educação Ambiental, Brasília, Distrito Federal, 2006.

Um comentário:

JÉSSICA SUÉLEN disse...

MUITO BOM ESSA INFORMAÇÃO