sexta-feira, dezembro 08, 2006

Forumzinho Social Mundial - 2002, Porto Alegre, RS


Valéria Viana Labrea é educadora.



Forumzinho Social Mundial – 2002, Porto Alegre, RS

Por

Valéria Viana Labrea

Páginas pessoais:

www.forumzinnho.org.br
www.cartadaterra.com.br





O FUTURO DO PLANETA


A realização do Fórum Social Mundial, em janeiro de 2001 na cidade de Porto Alegre, nos trouxe a possibilidade de novas formas de pensar o mundo e as relações humanas, trocar idéias e conhecimentos, conviver respeitosamente com diferenças culturais e ideológicas na busca de um mundo com igualdade de direitos e responsabilidade social, cristalizando a idéia de que pessoas e entidades no mundo inteiro acreditam que um outro mundo é possível.
Assim, considerando que os herdeiros dessa nova realidade que se propõe são as crianças de hoje e que, cada vez mais, somos chamados a participar da construção da sociedade em que vivemos, parece oportuno que as crianças sejam também chamadas a dizerem o que pensam e o que sentem em relação ao mundo, às relações humanas, ao ambiente que as cerca, ou seja, sejam chamadas também a participar da construção do mundo que queremos.
Essa idéia surgiu e se desenvolveu a partir da fala de uma menina de sete anos,que disse durante o Fórum Social Mundial 2001: Tinha que ter pra criança.
A partir daí vem a proposta que segue.

OBJETIVO

Convidar crianças a se mobilizarem e organizarem em diversas partes do mundo, em torno da construção de um futuro melhor, vivenciando o debate, a troca de experiências e a consciência gerada a partir desse encontro; retornando a seus lares enriquecidos por essa vivência e capazes de partilhar os conhecimentos e sentimentos vividos.
Permitir que as crianças participem efetivamente da construção de um outro mundo possível, numa forma de organização que lhes é própria, sem linhas de pensamento, divisões étnicas, econômicas e geográficas ou movimentos organizados de luta. Crianças unidas na pura e simples troca de experiências, com possibilidade de manifestarem suas idéias por si mesmas.
Mais que uma extensão ou atração especial do Fórum Social Mundial, o Forumzinho deve, por definição, servir como instrumento de promoção da vida e dos cidadãos e zelar pela liberdade de expressão das crianças, incluindo o direito de procurar, receber e divulgar informações e idéias conforme sua vontade.

QUEM PARTICIPA

Crianças enviadas por instituições e/ou entidades nacionais e internacionais;
Crianças acompanhantes de participantes do Fórum Social Mundial (filhos, alunos...);
Qualquer criança interessada desde que autorizada por seus pais ou responsáveis.


CARTA DE PRINCÍPIOS

1. O Forumzinho é um instrumento destinado à crianças e adolescentes (até 14 anos) e que tem por objetivo a valorização da Vida, do Meio Ambiente, da Igualdade entre pessoas e da Solidariedade entre os Povos.
2. A participação das crianças é livre e determinada pela sua vontade e a de seus responsáveis legais.
3. As crianças-participantes tem liberdade de expressar suas próprias opiniões, não limitando-se a reproduzir idéias das entidades da qual participam ou a que seus pais estão vinculados.
4. Após o encontro, as crianças-participantes devem ter total liberdade para relatar a experiência vivida conforme sua vontade, não devendo ser no entanto, consideradas como correspondentes de uma determinada entidade ou instituição.
5. As crianças poderão continuar se reunindo após o encontro, ou programar reuniões semelhantes, se isso for de sua vontade, não constituindo, no entanto, qualquer compromisso ou obrigatoriedade junto ao Forumzinho Social Mundial.
6. As crianças-participantes poderão continuar participando do processo do Fórum Social Mundial sem constituir, com isso, qualquer obrigatoriedade. O objetivo do encontro é a participação das crianças na construção de um novo mundo, mas O Forumzinho não pode, em hipótese, alguma ser considerado como formador de novos agentes de luta ou fomentador de qualquer tipo de atividade subversiva.
7. As crianças tem total liberdade para trocar informações e manifestar suas opiniões, não devendo sob qualquer pretexto,ser induzidas a emitir declarações, no âmbito do Fórum ou à imprensa, ou a ler textos e fazer pronunciamentos que não tenham sido elaborados por elas mesmas. Sob hipótese alguma será aceita a leitura de textos prontos, seja no âmbito do Forumzinho ou para a imprensa.
8. Ainda que o evento possa ser filmado, gravado ou fotografado, a imagem das crianças-participantes deve ser preservada e não pode ser induzida ou utilizada como instrumento de propaganda de qualquer espécie, seja com fins políticos, ideológicos ou comerciais, à exceção de material de divulgação e promoção do evento em si e da participação das entidades promotoras, ainda assim sem caracterizar engajamento político-ideológico dos participantes.
9. Todas as pessoas legalmente maiores de idade participantes do evento, responsáveis legais, responsáveis por entidades e instituições promotoras, apoiadoras e patrocinadoras, trabalhadores, voluntários e colaboradores, devem reconhecer como legítimos os Princípios Básicos para a realização do Forumzinho Social Mundial.
10. Serão aceitos como parceiros do Forumzinho atividades semelhantes situadas em momentos ou espaços geográficos diferentes, desde que em consonância com os princípios básicos aqui expressos e nunca em oposição a qualquer um dos mesmos.

OFICINAS


As oficinas têm o objetivo geral, através de práticas lúdicas e educacionais - arte-educação - que se utilizam de diferentes linguagens - verbal, musical, gráfica, plástica, corporal, etc. - problematizar a necessidade de valores gerais que definam um posicionamento em relação à dignidade da pessoa, ao respeito pela vida humana e pela Terra, à igualdade de direitos, à participação e à co-responsabilidade de trabalhar pela efetivação do direito de todos à qualificação da cidadania. As oficinas serão um convite à criança para que ela possa brincando produzir, expressar, comunicar, interpretar, problematizar idéias, conhecendo seu lugar no mundo e o lugar do outro.
Teremos dois eixos principais que devem nortear o trabalho desenvolvido no FORUMzinho:
- Meio Ambiente:
Educação ambiental: a natureza; sociedade e Meio Ambiente; conservação ambiental.
Consumo: consumo, Meio Ambiente e saúde; meios de comunicação de massas, publicidade e vendas.
Autoconhecimento para autocuidado: eu comigo mesmo, eu e o outro, eu e meu ambiente.
Educação alimentar.

- Pluralidade cultural:
Ética: dignidade da vida humana; respeito mútuo; solidariedade; diálogo.
Justiça:direitos da criança; inclusão social.
O ser humano como produtor de cultura e conhecimento: diversidade cultural; tolerância e respeito às diferenças culturais; crenças e etnias.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hola, saludos desde México. Mi nombre es Malcom y ando en la pesquisa sobre la pregunta: ¿en el FSM 2009 va a haber forumzinho? Desde México queremos participar en la convocatoria de Belem Expandida.

Vale un saludo y si tienen algun dato que comparti, este es mi correo: malcomaquiles@gmail.com

Anônimo disse...

Just wanted to say hello someplace. Found [url=http://www.google.com/ncr]you guys through google[/url]. Hope to contribute more soon!
-slespetDifs