quinta-feira, dezembro 07, 2006

Cronologia da Consciência Ecológica (Séculos XVII e XVIII)

Cronologia da Consciência Ecológica (Séculos XVII e XVIII)

Ocorre uma forte reação às crenças religiosas que caracterizaram a Idade Média, privilegiando o conhecimento do mundo como produto da razão, da dedução intelectual e da realização de experiências científicas.
O ponto de vista antropocêntrico, onde o homem era o modelo do mundo, passou a influenciar a ciência.
O homem era um ser fora da natureza e poderia dominá-la.
A descoberta de Galileu Galilei (1564-1642) de que a Terra não era o centro do universo permitiu que os cientistas desenvolvessem uma explicação lógica do funcionamento do universo à imagem de uma máquina, cujas engrenagens funcionavam e perfeita sintonia (visão mecanicista).
René Descartes (1596-1650), no livro "Discurso do Método", apresentou a idéia de que a natureza existia para servir ao ser humano e que ele poderia dominá-la através da ciência:

"(...) é possível chegar a conhecimentos que sejam úteis à vida, e que (...) se pode encontrar uma Filosofia prática, pela qual, conhecendo a força e as ações do fogo, da água, do ar, dos astros, dos céus e de todos os outros corpos que nos cercam, tão distintamente como conhecemos os diversos misteres de nossos artífices, poderíamos empregá-los da mesma maneira em todos os usos para os quais são adequados, e, assim, tornar-nos como senhores e possuidores da natureza".

Fontes:

DESCARTES, René. Discurso do método. Brasília:Edunb, 1998.

SENAC. Natureza e sociedade na linha do tempo.Bloco temático I. E-book do Curso de Educação Ambiental, Brasília, Distrito Federal. 2006.

Nenhum comentário: