quinta-feira, dezembro 07, 2006

Cronologia da Consciência Ecológica (Século XX:1981-1990)

Cronologia da Consciência Ecológica (Século XX:1981-1990)

A década de 1981-1990 foi marcada por acidentes ecológicos de grande monta, causando preocupação nos governantes e na população em geral sobre o futuro do planeta.

1981

De 25 a 31 de Março, realiza-se o Seminário sobre a Energia e Educação Ambiental na Europa, em Monte Carlo, Mônaco, promovido pelo Conselho Internacional de Associações de Ensino de Ciências - ICASE, com a participação de 17 países.

Em 3l de agosto, o Presidente João Figueiredo sanciona a Lei n.º 6.938, que dispunha sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação. Essa Lei constitui-se em um importante instrumento de amadurecimento e consolidação da política ambiental no País.

Lançado o primeiro número da revista internacional inglesa “The Environementalist”, destinada aos profissionais em Educação Ambiental.

Desencadeado pelo Governo Federal o desenvolvimento do Noroeste do Brasil, o Programa Polonoroeste, abrangendo Rondônia e áreas de Mato Grosso.

Em 2 anos são destruídos 2 milhões de hectares de florestas nativas e produzidos conflitos fundiários e sociais muito graves.

O Banco Mundial é acusado pela crítica internacional de ter financiado a maior catástrofe ambiental induzida dos nossos tempos.


1984

Em Versalhes,França, ocorre a I Conferência sobre o Meio Ambiente da Câmara do Comércio Internacional com o objetivo de estabelecer formas de colocar em prática o conceito de "desenvolvimento sustentado.

Em 3 de dezembro, em Bhopal, Índia, ocorre o mais grave acidente industrial do mundo, quando o gás methyl isocianato vaza da fábrica da Union Carbide, matando mais de 2 mil pessoas e ferindo outras 200 mil. Com esse acidente iniciou-se o período moderno da política ambiental.

1985

Em outubro,esteve no Brasil a Comissão Brundtland, que organizou audiências públicas em São Paulo e em Brasília, inclusive no Congresso Nacional.


1986

Em 23 de janeiro, o Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA aprova a Resolução 001/86 que estabelece as responsabilidades, os critérios básicos e diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental-AIA como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.

Em 26 de abril, um experimento mal conduzido, combinado com falhas de projeto, provoca a explosão do reator n.º 4 da Usina de Chernobyl, localizada a 129 km de Kiev, capital da República da Ucrânia, na ex-União Soviética.

A explosão deixa escapar de 60% a 80% do combustível atômico, segundo o físico soviético Vlademir Chernusenko (a versão oficial indicava 3%), mata de 7 a 10 mil pessoas (contra 31 da versão oficial) e afeta mais de 4 milhões de pessoas.

A explosão produziu uma nuvem radioativa que se propagou pelas repúblicas soviéticas e atingiu cinco países europeus. Os 38 mil moradores de Ripyat, localizada a 8 km da usina (hoje, cidade deserta) só foram retirados 36 horas depois do acidente.

O médico norte-americano Robert Gale, responsável pelo enxerto de medula óssea nas vítimas, estimou que entre 2 mil a 20 mil pessoas iriam morrer de câncer nos 50 anos seguintes em conseqüência das radiações emitidas. Sendo que 1/3 deveriam ocorrer na Europa.

Foi o maior acidente da história da energia nuclear.

Cinco anos depois, o então presidente Mihail Gorbachev, dirigiu um apelo solicitando ajuda internacional acentuando que “a humanidade está apenas começando a compreender plenamente a natureza global dos problemas sociais, médicos e psicólogos criados pela catástrofe”.

Em São Paulo, realiza-se o Seminário Internacional de Desenvolvimento Sustentado e Conservação de Regiões Estuarino-Lagunares, sendo lançado o alerta sobre a necessidade urgente de proteção dos manguezais.

Esses ecossistemas,um dos mais produtivos da Terra, vinham sendo destruídos por aterros (para fins imobiliários ou como depósito de lixo !) na costa brasileira.

1987

Em abril, divulga-se o relatório “Our Common Future” (Nosso Futuro Comum), trabalho da Comissão Mundial ou Comissão Brundland, sobre meio ambiente e desenvolvimento (outubro de 1984 a abril de 1987), presidida por Gro Harlem Brundtland, primeira ministra da Noruega.

Essa comissão, criada pela ONU como um organismo independente em 1983, teve como objetivo reexaminar os principais problemas do meio ambiente e do desenvolvimento em âmbito planetário e assegurar que o progresso humano seja sustentável por meio do desenvolvimento, sem comprometer os recursos ambientais para as futuras gerações.

O relatório trata de preocupações, desafios e esforços comuns como a busca do desenvolvimento sustentável; o papel da economia internacional; população, segurança alimentar, energia, indústria, desafio urbano e mudança institucional.

O Brasil foi representado pelo Professor Dr. Paulo Nogueira-Neto.

O relatório é considerado um dos documentos mais importantes da década e até os nosso dias constitui uma fonte de consulta obrigatória para quem lida com as questões ambientais e para os responsáveis pela tomada de decisões dos programas de desenvolvimento.

No Brasil, o relatório foi traduzido e publicado pela Editora da Fundação Getúlio Vargas em 1988.

Em setembro, uma cápsula de césio-137 é retirada a marretadas do interior de um equipamento médico de radioterapia, num ferro-velho, na rua 57 de Goiânia, em Goiás. Quatro pessoas morreram e dezenas foram contaminadas pela radiação.

A vida da cidade foi inteiramente transformada. Várias casas foram demolidas e os materiais contaminados foram colocados em tambores e depositados no município de Abadia de Goiás.

O acidente teve repercussões internacionais.

Assinado o Protocolo de Montreal, segundo o qual as nações deveriam tomar várias providências para evitar a destruição da camada de ozônio, dentre os quais, a redução progressiva até a supressão, no ano 2000, da fabricação e uso de produtos à base CFCs.


1988

Na Itália, associações ambientalistas internacionais divulgam um documento que aponta as pressões para o pagamento da dívida externa contraída pelos países do Terceiro Mundo como responsáveis por transformações drásticas na economia, na sociedade e no meio ambiente dos devedores.

A IUCN cataloga 4.500 espécies em extinção (plantas e animais).

De 25 a 28 de abril, especialistas da América Latina, a convite do governo venezuelano, com o apoio do ORPAL/PNUMA, reúnem-se em Caracas para discutir a Gestão Ambiental na América Latina e produzem a declaração que denuncia a necessidade de mudança do modelo de desenvolvimento adotado internacionalmente; a debilitação de estado pela dívida externa, e a degradação ambiental social.

Em 13 de julho, os 4,5 milhões de veículos automotores da cidade de São Paulo, responsáveis por 90% da poluição do ar, obrigam a Secretaria de Meio Ambiente e a CETESB a executar a Operação Alerta.

Cerca de 200 mil veículos deixam de circular no centro da cidade, após a campanha de coletivização e envolvimento da comunidade para enfrentar uma situação de alta degradação ambiental.

Em 5 de outubro é promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil, contendo um capítulo sobre o meio ambiente e vários outros artigos afins.

É considerada, na atualidade, uma constituição de vanguarda em relação à questão ambiental.

Em 22 de dezembro é assassinado em Xapuri, Acre, o líder sindical Francisco Mendes Filho (Chico Mendes) que, em 1987, fora homenageado com o Prêmio Global 500,outorgado pelo PNUMA a ecologistas e ativistas nas questões ambientais.

Esse reconhecimento internacional de sua luta pela preservação da selva contra o avanço destruidor dos exploradores, fez notícia do seu assassinato ser manchete em quase todo o mundo.

As pressões internacionais sobre a política ambiental brasileira tornam-se intensas.

1989

Em 22 de fevereiro,a Lei 7.735 cria o IBAMA, com a finalidade de formular, coordenar e executar a política nacional do meio ambiente. Compete-lhe a preservação, conservação, fomento e controle dos recursos naturais renováveis em todo o território federal; proteger bancos genéticos da flora e da fauna brasileiras, e estimular a Educação Ambiental nas suas diferentes formas.

O IBAMA foi formado pela fusão da SEMA, SUDEPE, SUDHEVEA e IBDF.

Em março, o navio petroleiro Exxon Valdez, da Exxon americana, colide com rochas e deixa vazar 42 mil toneladas de óleo cru no Alasca.

O vazamento produz uma mancha de 250 km que atingiu cerca de 1.700 km de costa marítima e provocou a morte de 34 mil aves, 980 lontras e um número incalculável de peixes e outros animais aquáticos.

A Exxon gastou um bilhão de dólares na limpeza da área, envolvendo onze mil homens, 1.400 barcos e 85 aviões em seis meses.

Em junho, a Sociedade Brasileira de Zoologia relaciona as 250 espécies animais em extinção no Brasil (eram sessenta espécies até 1973).

Estudos de técnicos do Banco mundial estimam em 12% a área devastada da Amazônia, mas, segundo o INPE, a área devastada por queimadas e desmatamentos até o final de 1988 seria de 9,3% (343.900 km).

Em 14 de junho, realizou-se em Campo Grande (MS), o I Congresso Internacional sobre a Conservação do Pantanal com o objetivo de estabelecer propostas para a compatibilização entre desenvolvimento e preservação daquele ecossistema.

Participaram 800 ambientalistas de vários países e representantes de WWF (Fundo Mundial para a Vida Silvestre) e o Instituto Max Planck (Alemanha).

O Pantanal, com seus 140.000 km2, estava então sob intensa depredação.

Representantes de 24 países formularam a Declaração de Haia onde se acentua que a cooperação internacional era indispensável para proteger o meio ambiente mundial.


1990

Em março, promovido pelo governo canadense, representantes de 50 países se reuniram em Vancouver para o Globe 90, quando discutem a política de preservação ambiental.

Em junho, durante a reunião anual da SBPC em Porto Alegre, é divulgada que a área destruída da Amazônia já atingia 404.000 km até 1989, segundo imagens do satélite Landast 8.

A Organização das Nações Unidas declara 1990 como Ano Internacional do Meio Ambiente.

Em outubro, em Genebra, promovida pela Organização Mundial de Meteorologia, aconteceu a Conferência Mundial sobre o Clima que discutiu a questão das alterações climáticas no mundo.


Em novembro, realiza-se em Limoges, França, a I Conferência Internacional de Direito Ambiental, com a participação de juristas de 43 países.


Fonte:

Amigos da Natureza:http://amigosdanatureza.net/especiais/linha_02.htm Acesso em 05.dez.2006.

Nenhum comentário: