quinta-feira, dezembro 07, 2006

Cronologia da Consciência Ecológica (Século XIX)

Cronologia da Consciência Ecológica (Século XIX)

No século XIX, o conhecimento científico tornou-se o meio quase exclusivo de compreensão do mundo.
As inovações oriundas dos avanços em todas as áreas do conhecimento propiciaram o surgimento da Revolução Industrial, caracterizada como a passagem de um sistema técnico, baseado no trabalho dos artesãos, para um sistema apoiado na indústria, originando o sistema capitalista.
Os países colonizadores redirecionaram a política de exploração e extração simples dos recursos naturais para uma política de formação de um mercado consumidor para seus produtos.
O progresso técnico passou a ser visto como elemento fundamental da civilização do Ocidente e a natureza deveria seguir o ritmo da produção, não o contrário.

1822

José Bonifácio de Andrade e Silva (o Patriarca da Independência), como Ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros, e como político de visão, revela-se também um naturalista. A ele são atribuidas as primeiras observações de cunho ecológico feitas por um brasileiro no país.

1827

Carta de Lei de Outubro, do Império, delega poderes aos juizes-de-paz das províncias para a fiscalização das matas.

1830

São publicados os primeiros resultados de pesquisas químicas sobre a produção de substâncias não-naturais como os fertilizantes.

1849

Henry Wallace Bates percorre a Amazônia e recolhe 8 mil espécies de plantas e animais. A sua coleção, levada para a Inglaterra, subsidia Charles Darwin nos seus estudos. Bates foi o naturalista estrangeiro que permaneceu mais tempo nos trópicos (1849-1859).

1850

D. Pedro II edita a Lei 601, proibindo a exploração florestal em terras descobertas e dando poderes às Províncias, para sua aplicação. Na época, a lei é ignorada e verifica-se uma grande devastação de florestas (desmatamento pelo fogo) para a instalação de monocultura (café) para alimentar as exportações brasileiras.

1859

Lançado o livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin.

1863

Thomas Huxley no seu ensaio “Evidence as to Man's Place in Nature” (Evidência da Posição Ocupada pelo Homem na Natureza) trata da interdependência entre os seres humanos e os demais seres vivos.

Eugene Warming, botânico dinamarquês, desenvolve, em Lagoa Santa-MG, estudos do ambiente do Cerrado, que são publicados em 1892. São os trabalhos precursores para o primeiro livro sobre ecologia (1895), de sua autoria.

1864

George Perkin Marsh, (180l-1882) diplomata americano, publica o livro ”Man and /or Physical Geography by Human Action” (O Homem e/ou a Geografia Física sob a Ação Humana), considerado o primeiro exame detalhado da erosão da natureza provocado pelo homem.
Marsh documenta como os recursos do planeta estavam sendo reduzidas e prevê que tal exploração não continuaria sem exaurir, inevitavelmente, a generosidade da natureza ; analisa os custos do declínio de civilizações antigas e prevê um destino semelhante para as civilizações modernas, se não houver mudanças.

1869

O biólogo alemão Ernest Haeckel (1834-1919) propõe o vocábulo "ecologia " para os estudos das relações entre as espécies e o seu meio ambiente.
Já em 1866 este biólogo sugere, em sua obra “Morfologia Geral dos Organismos”, a criação de uma nova disciplina para estudar tais relações.

Inspirado no livro de Marsh (1864), nos Estados Unidos o primeiro parque nacional do mundo, o “Yellowstone National Park”.

No Brasil, a Princesa Isabel autoriza a operação da primeira empresa privada especializada em corte de madeira.

1875

O ciclo econômico do pau-brasil encerra-se com o abandono das matas exauridas.

1876

André Rebouças sugere a criação de parques nacionais na Ilha do Bananal e em Sete Quedas.

1889

Patrick Greddes(1854-1893), escocês, enfatiza que "uma criança, em contato com a realidade do seu ambiente, não só aprende melhor, mas também desenvolve atitudes criativas em relação ao mundo a sua volta" no livro “A Compreensão do que é Educação Ambiental” ( “Insigth into Environmental Education”). Greddes é considerado o pai da Educação Ambiental


1891

A Constituição Brasileira promulgada nesse ano não trata de qualquer questão ligada à preservação da fauna e da flora.

Pelo Decreto 8.843 é criada, no Acre, uma reserva florestal com aproximadamente 2,8 milhões de hectares que não foi implantada.

1896

É criado o primeiro parque no Brasil, o Parque Estadual da Cidade de São Paulo.


No final do século XIX, as críticas ao modo industrial de exploração deram origem ao que hoje se chama Ecologia.

Fontes:

Amigos da Natureza: : http://amigosdanatureza.net/especiais/linha_02.htm Acesso em 05.dez.2006.

SENAC. Natureza e sociedade na linha do tempo. Bloco temático I. E-book do Curso de Educação Ambiental, Brasília, Distrito Federal, 2006.

Nenhum comentário: