domingo, dezembro 10, 2006

A Carta da Terra (tradução)


Valéria Viana Labrea é educadora.



A Carta da Terra

Valores e Princípios para um Futuro Sustentável

(Tradução: Valéria Viana Labrea)

A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global no Século XXI que seja justa, sustentável e pacífica.
Ela procura inspirar em todos os povos um novo sentido de interdependência e de responsabilidade compartilhada para o bem-estar da família humana e do mundo em geral.
É uma expressão de esperança e um chamado para contribuir para a criação de uma sociedade global no âmbito de uma conjuntura histórico-crítica.
A visão ética inclusiva do documento reconhece que a proteção ambiental, os direitos humanos, o desenvolvimento humano eqüitativo e a paz, são interdependentes e indivisíveis.
Essa compreensão fornece um novo marco com relação a maneira de pensar sobre estes temas e de como abordá-los. O resultado também inclui um conceito mais amplo sobre o que é o desenvolvimento sustentável.

Por que a Carta da Terra é importante?
Estamos em um momento no qual é necessário mudanças em relação a nossa maneira de pensar sobre os nossos valores e escolher um caminho melhor. Há um chamado para a procura de um terreno comum no meio da nossa diversidade e para que acolhamos uma nova visão ética que está sendo compartilhada por uma quantidade crescente de pessoas em muitas nações e culturas ao redor do mundo.

Qual é a origem e a história da Carta da Terra?
Em 1987, a Comissão Mundial das Nações Unidas para o Ambiente e Desenvolvimento fez um chamado para a criação de uma carta que tivesse os princípios fundamentais para o desenvolvimento sustentável.
A redação da Carta da Terra foi um dos assuntos não concluídos da Cúpula da Terra no Rio em 1992. Em 1994 Maurice Strong, Secretário Geral da Cúpula da Terra e Presidente do Conselho da Terra, e Mikhail Gorbachev, Presidente da Cruz Verde Internacional, lançaram uma nova Iniciativa da Carta da Terra com o apoio do Governo dos Países Baixos. A Comissão da Carta da Terra foi formada em 1997 para supervisionar o projeto e estabeleceu-se a Secretaria da Carta da Terra no Conselho da Terra na Costa Rica.

Como foi o processo de criação da Carta da Terra?
A Carta da Terra é o resultado de um processo dialógico intercultural de mais de uma década, realizado em nível mundial. A redação da Carta da Terra envolveu uma consulta aberta e participativa como jamais havia sido realizada em um outro documento internacional. Milhares de pessoas e centenas de organizações de todas as regiões do mundo, diferentes culturas e diversos setores da sociedade participaram da construção deste importante documento. A Carta foi moldada tanto por expertos como por representantes das comunidades de base. É um tratado dos povos que estabelece uma série de esperanças e aspirações importantes para a sociedade global emergente.

Quem escreveu a Carta da Terra?
Em 1997, a Comissão da Carta da Terra formou um comitê redator internacional. Este comitê ajudou a conduzir o processo internacional de consulta. A evolução e o desenvolvimento do documento reflete o progresso de um diálogo mundial sobre a Carta da Terra, começando com o rascunho de referência, que foi editado pela Comissão imediatamente depois do Fórum do Rio + 5 no Rio de Janeiro, e circularam internacionalmente como parte do processo de consulta. A versão final da Carta foi aprovada pela Comissão na reunião celebrada no escritório da UNESCO em Paris em março de 2000.

O que deu forma à Carta da Terra?
Paralelamente ao processo de consulta da Carta da Terra, os aspectos mais importantes que influenciaram e deram forma à Carta da Terra foram a ciência contemporânea, o direito internacional, a sabedoria das grandes tradições filosóficas e religiosas do mundo, as declarações e relatórios das sete conferências das Nações Unidas realizadas nos anos noventa, o movimento ético mundial, grande número de declarações governamentais e tratados dos povos que saíram à luz pública durante os últimos trinta anos, assim como os melhores exemplos práticos para criar comunidades sustentáveis.

Qual é a missão da Iniciativa Internacional da Carta da Terra?
Com o lançamento oficial da Carta da Terra no Palácio da Paz em Haia, no dia 29 de junho de 2000, iniciou-se uma nova fase para a Iniciativa.
A Missão da Iniciativa é estabelecer uma base ética sólida para a sociedade civil emergente e ajudar na construção de um mundo sustentável baseado no respeito à natureza, aos direitos humanos universais, à justiça econômica e a uma cultura de paz.

Quais são as metas da Iniciativa da Carta da Terra?
Promover a disseminação, o aval e a implementação da Carta da Terra na sociedade civil, no setor de negócios e nos governos. Promover e apoiar o uso educativo da Carta da Terra. Procurar o respaldo à Carta da Terra por parte das Nações Unidas.

Fonte: www.cartadelatierra.com.br Posted by Picasa

Um comentário:

francisco9 disse...

Esta iniciativa é muito "fixe" mas acho que não foi bem difundida. Tentem outra vez.